quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Aracaju não é Gotham City!

Cara, uma coisa que sempre me fascinou e ainda hoje me fascina, são os super-heróis.Sempre fui colecionador dos antigos gibis, que hoje ostentam um nome mais pomposo de Graphic Novels, ou seja, um romance gráfico, simplificando no bom e velho português: revistas em quadrinhos .
Deixando de lado a etimologia, vamos aos astros do post de hoje, os super- heróis.Imaginem num mundo normal, um cara, ou uma garota, vestido com uma roupa colante com cores vibrantes, quase sempre com uma letra gigante no peito referenciando-se à inicial do seu codinome ,e usando uma máscara. Seria no mínimo ridículo.Quem confiaria num sujeito vestido de morcego ou carregando um martelo tipo o Thor?Pior ainda se ele,ou ela, usasse uma capa.Só me lembro do filme de animação Os Incríveis, da Disney que dizia , todo herói que usava capa,teve um fim trágico.Quem em sã consciência usaria uma capa?Coisa deselegante,incômoda e pouco prática.Acho que nunca vi ninguém de capa, só de chuva!.Imaginem agora, além de pegar os vilões e salvar o mundo,ter uma capa presa às costas pra atrapalhar. É muito surreal, não é?!
Um super herói pode não ser tão super assim dependendo de onde ele viva.Imaginem se o Peter Parker fosse aluno de química lá Federal.O Homem-Aranha viveria aqui na nossa pacata Aracaju... Ia ser um pouco complicado. Na prática, ele só teria 3 lugares de atuação : ali no miolo da 13 de julho, no Jardins e no Centro da cidade, isso por que , esses são os únicos lugares aqui na cidade com prédios suficientes pra ele se balançar com suas teias.E se ele estivesse lá no Jardins e acontecesse uma hecatombe no centro? Xiiii ,por conta de nossas ruas estreitas e nosso trânsito já caótico,das duas uma, ou viria correndo( mas como ele não é o Flash , não chegaria a tempo) ou viria de mototaxi, correndo o risco ser autuado pela SMTT pois o prefeito não legalizou a profissão de mototaxista.Seria o fim da nossa cidade. É , a vida do Aracnídeo em Aracaju seria difícil.Por isso todos os heróis falam inglês e vivem bem longe das terras tupiniquins. 100% nacional mesmo só o nosso bom e velho Bento Carneiro,o Vampiro Brasileiro,que não é herói mas pelo menos é super. O único ser das trevas que morava "aquém do além adonde que veve os mortos"... vilões brasileiros: "Minha vingança será maligna!". Moral da história, herói no Brasil ,só mesmo o povo , que trabalha mais do que super herói, ganha pouco e ainda tem tempo de dar umas boas gargalhadas da vida. Aqui, o Capitão América não se cria!
Um abraço a todos .

Um comentário:

  1. Sandro... excelente crítica! Inclusive, inesperada... me surpreendi quando cheguei ao final do texto pois este se desenvolve tão bem humorado e levemente que a crítica chega para fechá-lo com chave de ouro. Muito interessante! Aracaju precisa de críticos assim, como você, para que as autoridades possam enxergar o nível de ridicularidade a que chegam.

    Parabéns!

    Ass: Lara (Jornalista e Filha da sua colega de sala Stella).

    ResponderExcluir